O acompanhamento de profissionais na área da psicologia e da psiquiatria é fundamental para quem quer ultrapassar com os assuntos que temos falado, nomeadamente a adição a jogos online, ao controlo emocional, entre outras áreas de intervenção.
Hoje vou falar um pouco sobre este primeiro mês de terapia, após a mudança de psicóloga, mas antes gostava de fazer um ponto prévio. Eu não sou psicólogo nem psiquiatra, não tenho formação académica para tal, não quero fazer o papel de nenhum deles e respeito muito todos os profissionais, que dia após dia, lidam com este tipo de assuntos e tentam fazer o seu melhor.
Este site, é apenas um site que conta a vida de alguém que esteve do outro lado. De quem lidou com todas as emoções que a adição trouxe e que limitaram a minha vida. Igual à de milhares de pessoas, pessoas comuns. Neste momento, o meu maior problema não é o jogo, porque não tenho jogado, mas sim todas as marcas emocionais que me acompanham.
Quero sim, quando possível, implementar no site ferramentas que possam ser úteis a quem necessita.
Passando ao tema de hoje, o primeiro mês de terapia devo dizer que tenho sentido uma grande leveza e um estado de paz, que há muito não sentia. A terapeuta, aconselhou-me uma série de coisas que realmente têm feito a diferença.
Para mim, a principal diferença e que realmente tem-me feito um bem enorme, é escrever. Escrever a minha história de forma tão descomplexada, apesar de ser uma história difícil, traz-me um sentimento de liberdade emocional que nunca senti.
As caminhadas, o padel, o futsal, trouxeram-me de volta os níveis de actividade física que necessitava.
Importante também, tem sido o facto de não me isolar e conseguir falar e expor o que sinto, com pessoas que me são importantes. Por outro lado, sinto falta de pessoas que são extremamente importantes para mim e que saíram magoadas com as minhas atitudes.
O processo é longo. No que diz respeito à psiquiatria, estamos a apontar a um mínimo de 6 meses de acompanhamento, com medicação. Quanto à psicologia, não há tempo limite. O importante é recuperar bem.
Se tens alguma dúvida sobre como procurar ajuda profissional, entra em contacto comigo, terei todo o gosto em ajudar.
Digam não ao jogo. Digam sim a uma vida normal.
(Se algum de vocês está a passar por uma fase complicada relacionada com este tema e precisar desabafar, podem entrar em contato comigo. Ninguém está sozinho.)